Esta é uma parte de duas familias que se juntaram ainda na Baixada Maranhense e, para cá vieram e construiram um verdadeiro clã que será descrito em um livro a ser lançado nos próximo meses. Faço parte desta raça e tenho orgulho das minhas origens, pois aí tem sangue europeu, brasileiro e acima de tudo do legítimo povo maranhense. A ideia partiu da minha irmã a jornalista Lourdes Acosta, – a primeira sentada do lado direito, na frente do meu irão Júlio César. Espero que a nossa família Pinto/Duarte possa se interessar pela pesquisa feita com o maior critério possivel.

 

Uma parte da família Pinto Duarte

Os amantes da literatura maranhense irão ganhar em breve, uma obra épica que viajou aos antepassados (no final do século XIX e começo do século XX) para resgatar as origens, histórias de vida reais, cultura e tradição, a ascendência e a descendência de cerca de 500 famílias oriundas da Baixada Maranhense. Trata-se do lançamento do livro “Árvore Genealógica dos Duartes e Pintos do Maranhão”, que, em seu formato, revela também as características regionais das localidades e da paisagem em que as primeiras famílias fincaram os pés. O lançamento será feito na capital maranhense.

 

A narrativa da autora maranhense, jornalista Lourdes Acosta, é entremeada de dados resultantes da metodologia de pesquisas “in loco”, online, depoimentos e entrevistas que vêm sendo coletadas desde 2017, após o primeiro encontro entre os Duartes e os Pintos. Utiliza uma linguagem jornalística, com referencias bibliográficas, fontes para constatações e servirá como documento de referencia familiar. O conteúdo descrito está repleto de contos, aspectos socioeconômicos, geográficos e históricos da Região nos séculos XIX e XX, principalmente, do município de São João Batista.

 

O livro começa a partir da chegada de um português na Baixada Maranhense, que se encantou por sua escrava desposando-a e dando início a extensas proles dos Duartes, e a dos Pintos, oriundos de um caboclo nativo, também descendente de raízes portuguesas, que ramificou sua espécie em meios aos engenhos de cana da época, estendendo-a nas terras que arrendava e que ainda hoje, em pleno século XX, perpetua na Região.

 

Segundo a professora e crítica literária, Niedja Duarte do Nascimento Moraes, esse projeto que foi alinhavado em 2017, quando parte das famílias que residem em São Luís se reuniram, resgata a história, a tradição, a ascendência e servirá de documento para referência familiar.

– Quem ganha com isso é quem valoriza as letras e a cultura maranhense. As famílias configuram como pano de fundo para o desenvolvimento da obra -, ressalta.

 

Ela explica que num esforço conjunto as famílias contribuíram financeiramente para a edição gráfica (revisão, capa, diagramação, impressão) do livro que será impresso pela Garcia Editorial Ltda, de Juiz de Fora/MG. A editora sob o comando de Ismael Garcia possui quase 10 anos de sucesso no mercado editorial e já se consolidou como uma das editoras que mais favorece a publicação de livros de novos escritores.

 

Para que o livro seja lançado e distribuído os organizadores estão buscando obter o apoio de empresas patrocinadoras culturais que investem em troca de isenções fiscais e promoção. “O patrocínio logístico poderá advir também de instituições públicas e privadas que poderão se beneficiar da Lei Federal de Incentivo à Cultura para execução no ano de 2020 (Lei Rouanet, nº 8.313) e das leis Estaduais que beneficiam o investidor. Outra proposta será a utilização da ‘marca’ das instituições apoiadoras como beneméritas da obra literária e sua visibilidade durante o lançamento através de publicidade – banners, vídeos, faixas”, garantiu o jornalista, diretor teatral, cineasta e produtor cultural, Jean Bottentuit Duarte, acrescentando que a campanha do marketing literário, ainda está na fase de pré-lançamento, por isso, vale a pena investir antes da impressão do livro.

 

Botentuit sustenta que a coletânea de informações formatada no livro “Árvore Genealógica dos Duartes e Pintos do Maranhão” é de uma leitura imprescindível, além de prazerosa, pois vem contribuir para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências.

 

O lançamento do livro está previsto para meados de junho. Os investidores que quiserem apoiar a obra na logística da impressão e do lançamento poderão entrar em contato com os envolvidos através dos telefones: (98) 988774956 – Jean; (98) 981572916 (Niedja) e (22) 998220883 (Acosta).