As fortes chuvas que tem caído no Maranhão têm deixado diversas cidades literalmente debaixo d’agua e provocado prejuízos incalculáveis para as prefeituras municipais, bem como provocando bloqueio em estradas vicinais além de desalojar moradores de suas residências, suspendendo aulas, com perigo de doenças e outros problemas.

A cidade de Cajari situada a 214 quilômetros de São Luis é um destes municípios atingidos pelo inverno dos mais rigorosos que acontece no Maranhão nos últimos dez anos. Por ser uma localidade cercada de campos inundáveis na região da Baixada Maranhense, a comunidade está sofrendo com os temporais e a água toma conta de todo o município.

A prefeita Camyla Jansen (PSDB) já decretou Estado de Calamidade Pública e colocou todo seu secretariado à disposição dos moradores, principalmente dos locais mais atingidos, principalmente na sede, onde o Rio Maracu está com volume muito grande provocando enchente em várias ruas da cidade.Um dos locais mais atingidos pelas águas, é o bairro Mangueirão, além da Travessa das Flores, onde vários moradores já foram retirados do local.

Só para se ter ideia de como a situação é delicada em Cajari, até a MA-317 que dá acesso a sede do município, tem trechos cobertos pela água dos campos, causando muito perigo para quem não conhece a região. A Barragem do Socó que liga a sede a vários povoados, também foi coberta pelo volume de aumento de água.

Algumas imagens da situação em Cajari, com destaque para a MA-317 que foi coberta pelas águas, o povoado Veloso, o Mangueirão e demais locais. Nesta segunda feira não haverá aula na rede pública, pois algumas escolas estão recebendo os desabrigados.

Imagens desta noite de domingo na Travessa das Flores em Cajari – Foto Nelma Rêgo