Foto 4 - Outubro Rosa Bliz Rosa H.Geral Foto Nestor BezerraConsultas com mastologistas, exames de mamografia em mulheres acima de 35 anos, distribuição de folders, broches e conversas com funcionários são algumas das ações desenvolvidas      durante a campanha ‘Outubro Rosa’ de prevenção ao câncer de mama nos Hospitais Estaduais Tarquínio Lopes Filho (Geral) e Maternidade Marly Sarney. A intenção é alertar para a importância da prevenção do câncer de mama.

Enfermeiras do Hospital Geral realizarão, até quarta-feira (24), ‘blitz rosa’ nas dependências da unidade de saúde. A gerente de Qualidade do hospital, Ana Tereza Oliveira Joaquim, explicou que todas as funcionárias serão visitadas em seus setores de trabalho e receberão informações sobre a prevenção. “O exame das mamas feito pela própria mulher é o primeiro passo a ser seguido”, lembrou.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil. Também pode trazer danos psicológicos por afetar a imagem, a sexualidade e a autoestima de muitas mulheres. “Cuidamos de mulheres portadoras de câncer de mama na nossa unidade de saúde e temos que tornar necessária a adoção de mais medidas que possam auxiliar na prevenção e combate a essa grave doença”, justifica Ana Tereza Joaquim.

Também foram entregues questionários para as funcionárias com a finalidade de identificar as possíveis mulheres com fatores de risco. Herança genética, mulheres que não tiveram filhos ou não tenham amamentado, pessoas que fumam e alimentação rica em gordura são os principais fatores de risco. “Identificadas as pessoas, agora, vamos partir para marcar as consultas e exames de prevenção”, afirmou a enfermeira Ana Tereza.

Quanto mais cedo as alterações nas mamas forem identificadas e diagnosticadas, mais rápido será o tratamento e maior a possibilidade de cura.

Na Maternidade Estadual Marly Sarney, como parte da campanha Outubro Rosa, estão sendo oferecidas à população até sexta-feira (25) consultas com mastologistas. É uma parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia e irá atender um total de 100 pacientes. Lá também são realizados diariamente 40 exames de mamografia. O exame é simples e, se identificado no começo, o câncer de mama tem quase 100% de chances de cura.

Foto – Nestor Bezerra