Foto 2 Itinerante em Vitória do Mearim foto Antônio MartinsA governadora Roseana Sarney iniciou visita a Vitorino Freire, o segundo município do roteiro desta terça-feira (3), inaugurando os 29,1 quilômetros da estrada que dá acesso a Altamira. Depois, acompanhada de comitiva e do prefeito José Leandro Maciel, Roseana cumpriu uma extensa agenda que incluiu participação na entrega de centro odontológico, escola e acompanhamento das ações do Governo Itinerante.

“É muito bom trazer benefícios, ouvir a população e garantir que vamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, declarou Roseana Sarney, ao dizer que estava feliz por entregar a estrada. “Nossa proposta é ligar todos os municípios por asfalto. A estrada proporciona progresso, emprego, educação e renda para todos”.

A comitiva da governadora contou com a presença dos secretários de Estado Luis Fernando Silva (Infraestrutura), Clodomir Paz (Programas Especiais), Hildo Rocha (Cidades e Assuntos Políticos), Fábio Gondim (Gestão e Previdência), Rodrigo Comerciário (Assuntos Institucionais), Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária); coronel José Ribamar Vieira (Casa Militar), Alberto Franco (Assuntos Estratégicos) e Dayvson Franklin (Pesca e Aquicultura).

Também participaram os deputados estaduais Edilásio Júnior, Leo Cunha, Stênio Resende, Roberto Costa e Raimundo Louro; além de vereadores, prefeitos da região e lideranças políticas e comunitárias.

Em Vitorino Freire, a governadora participou da inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ação que integra o programa federal Brasil Sorridente. O espaço, com seis gabinetes, garante 400 atendimentos especializados por mês. “Será um grande reforço ao trabalho realizado nos postos municipais que garantem atendimento básico”, explicou a coordenadora do Programa Saúde Bucal em Vitorino Freire, Vanucce Alencar da Silva.

Na área de educação, a governadora Roseana inaugurou a Unidade Integrada Oséas Castro, escola construída a partir de uma parceria entre prefeitura, governo estadual e federal. A escola é a garantia de salas de aula para cerca de 300 alunos matriculados, do 1º a 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. Ao todo são seis salas de aula, biblioteca, salas de informática, dos professores e do Mais Educação, além de espaço para diretoria, secretaria, cantina e banheiros. “É um grande presente para as famílias daqui que, agora, têm onde matricular seus filhos”, declarou a diretora da escola, Maria Oliveira.

Foto 4 Itinerante em Vitória do Mearim foto Antônio MartinsNo setor de saúde, as ações foram desenvolvidas no Centro de Saúde Isac Varão, onde foram realizadas consultas para diagnóstico e tratamento do glaucoma e Mutirão de Cirurgia de Catarata. E, ainda, ações de Vigilância Epidemiológica, com vacinação de crianças, adultos e idosos. Foi disponibilizada assistência em clínica médica e pediátrica, preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica) e atendimento de laboratório de análise clínica, incluindo glicemia, colesterol total e PSA.

 

DAPs

Na Praça José Sarney, local de instalação da unidade móvel do Viva Cidadão (responsável pela emissão da Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor e Carteira de Trabalho), a governadora Roseana Sarney fez a entrega de Declarações de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Entregou, ainda, kits de irrigação e 1,5 toneladas de ração de engorda de peixes aos pescadores de Vitorino Freire, município incluído no Viva Aquicultura, programa que vai garantir apoio aos pescadores maranhenses. A meta é de distribuir 60 toneladas de ração de engorda para peixes até o final do ano, beneficiando 40 municípios que tradicionalmente produzem peixe.

“Estou muito feliz em contar com o apoio do governo estadual em nossas ações”, declarou o prefeito José Leandro Maciel. Ele disse que a parceria vai garantir a melhoria dos acessos das estradas vicinais aos povoados. “É muito difícil trabalhar sozinho, a partir do apoio da governadora vamos melhorar a infraestrutura das principais ruas da cidade e as estradas vicinais”, destacou.

 

Municipalização do trânsito

Também como parte das ações do Itinerante, a governadora Roseana Sarney, o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), André Campos e o prefeito de Vitorino Freire, José Leandro Maciel assinaram convênio de municipalização do trânsito da cidade.

Com a assinatura do convênio, o município integra o Sistema Nacional de Trânsito e assume a responsabilidade pelo planejamento, projeto, operação e fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.

Segundo André Campos, o Maranhão é um dos estados do Nordeste que possui maior número de municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. “Em sete meses já são 24 municípios com as ações de trânsito municipalizadas”, revelou. Ele disse que esse é o primeiro passo para a operacionalização do sistema, depois vem a sinalização.

A ação é considerada importante para o desenvolvimento do município em vários aspectos, principalmente no que se refere à educação para o trânsito, voltada para a sensibilização dos condutores de veículos e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê uma divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais. Por isso, compete agora aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer 21 atribuições entre sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.