A Peugeot já divulga em seu site a nova versão topo de linha do sedã 408. Equipado com motor THP 1.6, um turbo com 163 cv, e câmbio automático seqüencial de seis marchas, o modelo custa R$ 83.490 com o acabamento Griffe, o mais sofisticado da linha.
São apenas R$ 2 mil a mais que o Griffe com motor 2.0 16 V e câmbio automático de 4 marchas,um conjuntoque foi criticado na época do lançamento como o ponto fraco do francês – que é fabricado na Argentina.
Há um ano, quando introduziu o 408 no Brasil, no lugar do inexpressivo 307 Sedan, a Peugeot avisou que a versão turbo estava a caminho, mas sem estipular uma data para sua chegada. Mas a estratégia da montadora foi diferente da adotada na Argentina. Lá, o 408 com turbo ganhou o sobrenome Sport e custa bem mais que o griffe. Aqui, talvez pelas vendas modestas do sedã, a versão Griffe acabou recebendo a novidade. E é de se supor que o Griffe 2.0 saia de cena já que não faz sentido não gastar R$ 2 mil para ter um conjunto tão superior.
Parceria com a BMW
O motor THP foi desenvolvido juntamente com a BMW e é um 1.6 turbo com injeção direta de combustível, uma combinação que se mostrou acertada já que oferece potência (163 cv) e baixo consumo. Ele tem 12 cv a mais que o 2.0 16V usado nas outras versões, porém, não é flex.
O câmbio automático de seis marchas é outro ponto de destaque. Com seis velocidades, seu funcionamento é suave e progressivo, ao contrário da velha transmissão de quatro marchas, com seus solavancos e trocas indecisas.
Entre os sedãs médios que estrearam em 2011, o 408 foi o que menos vendeu, uma média de apenas 700 carros por mês contra 2,3 mil do Chevrolet Cruze, 1,5 mil do VW Jeta e 1,1 mil do Fluence, da sua rival Renault. Quem sabe se estendesse a novidade para o resto das versões, a Peugeot não mudaria esse cenário.
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