Em alusão ao dia do consumo consciente, 15 de outubro, que busca despertar a consciência do público para os problemas socioambientais, a Universidade Ceuma dedicou a semana para destacar a importância desta temática em um momento em que o cenário ambiental tem se tornado cada vez mais preocupante. Para tratar do assunto, a Profa. Marylin Wetters, coordenadora do Núcleo de Meio-ambiente e Sustentabilidade da IES, pontuou como a geração excessiva de resíduos e o consumo inconsciente afetam o nosso planeta.

Segundo a coordenadora, o aumento da população e o crescimento do consumo de produtos descartáveis geram um acúmulo significativo de resíduos, o que torna o descarte ambientalmente adequado cada vez mais desafiador. “Temos apenas um planeta, e precisamos refletir sobre o quanto estamos gerando de resíduos. O consumo consciente é fundamental para minimizar esse impacto”, afirma.

Profa. Marylin Wetters, coordenadora do Núcleo de Meio-ambiente e Sustentabilidade

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) incluem metas específicas relacionadas ao consumo responsável, dentre as 17 ODS, para este tema destaca-se a ODS-12, que enfatiza a produção e o consumo sustentável. A Universidade Ceuma, por meio do seu compromisso em contribuir com as metas, integra a educação ambiental em sua grade curricular, abordando o consumo consciente em todos os cursos. “Nossos alunos são incentivados a considerar a durabilidade e o ciclo de vida dos produtos que utilizam em suas futuras profissões. Por exemplo, estudantes de odontologia aprendem sobre a escolha de materiais que geram menos resíduos, enquanto alunos de administração analisam a importância da matéria-prima e seu ciclo na produção”, destacou a Profa. Marylin.

Por fim, a Profa. Marylin ainda pontua que “os membros da Universidade devem ser encorajados a fazer escolhas informadas, optando por produtos ecologicamente corretos e com políticas de logística reversa. Ao escolher produtos com essa política, como baterias e pneus, os consumidores ajudam a manter o ciclo produtivo e a evitar o descarte inadequado. A promoção de brechós e o incentivo à reutilização de roupas também são ações que contribuem para a redução de resíduos, mostrando que é possível dar novos usos a produtos em vez de descartá-los”, explica a coordenadora.

A Semana do Consumo Consciente realizada na Universidade Ceuma não é apenas um lembrete, mas uma oportunidade de fomentar a reflexão sobre práticas sustentáveis e a responsabilidade individual e coletiva em relação ao planeta. O compromisso da universidade com a educação ambiental busca formar profissionais e cidadãos conscientes, preparados para fazer escolhas que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a sociedade.