Mesmo chegando em quinto lugar, holandês conseguiu estender vantagem na liderança do Mundial da F1 sobre Norris; Hamilton e Sainz completaram pódio na corrida

Max Verstappen comemora o tetracampeonato da Fórmula 1 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

A dominante vitória de George Russell e a dobradinha da Mercedes com o segundo lugar de Lewis Hamilton no GP de Las Vegas, na madrugada deste domingo, foram eclipsadas pela grande estrela do fim de semana – Max Verstappen, o mais novo tetracampeão da F1. Quinto colocado na corrida, o holandês da RBR garantiu seu título com duas etapas de antecedência. Carlos Sainz completou o pódio da prova, em terceiro lugar.

Max cruzou a linha de chegada na mesma posição em que largou: quinto lugar. Entretanto, chegou a ocupar a vice-liderança e também o terceiro lugar, na metade final da disputa, até ser superado pelas Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc. Aumentando sua vantagem na tabela em um ponto, ele contou com a prova morna do rival Lando Norris, que não conseguiu ir além do sexto lugar.

Agora o quarto maior campeão da história da F1, o holandês igualou Sebastian Vettel, até então a maior estrela na história da RBR e dono dos primeiros quatro títulos da equipe austríaca. O mais novo tetracampeão também coloca seu nome ao lado de Alain Prost, igualando o ex-piloto francês.

A McLaren ainda pode ser campeã de construtores pela primeira vez em 26 anos: o time segue líder do Mundial de equipes, com 608 pontos: são 24 pontos a mais que a vice-líder Ferrari. A diferença para a terceira colocada RBR subiu de 49 para 53 pontos.

Hamilton voltou ao pódio após sete corridas de jejum, desde seu triunfo na Bélgica em julho. Ele e Russell, que faturou sua segunda vitória de 2024 e a terceira da carreira, conquistaram juntos a 60ª dobradinha da história da Mercedes.

Resultado

  1. George Russell (Mercedes)
  2. Lewis Hamilton (Mercedes)
  3. Carlos Sainz (Ferrari)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. Max Verstappen (RBR)
  6. Lando Norris (McLaren)*
  7. Oscar Piastri (McLaren)
  8. Nico Hulkenberg (Haas)
  9. Yuki Tsunoda (RB)
  10. Sergio Pérez (RBR)
  11. Fernando Alonso (Aston Martin)
  12. Kevin Magnussen (Haas)
  13. Guanyu Zhou (Sauber)
  14. Franco Colapinto (Williams)
  15. Lance Stroll (Aston Martin)
  16. Liam Lawson (RB)
  17. Esteban Ocon (Alpine)
  18. Valtteri Bottas (Sauber)
    Alexander Albon (Williams) – ABANDONOU
    Pierre Gasly (Alpine) – ABANDONOU.