Autoridades do futebol teriam iniciado consultas e discussões sobre as primeiras possíveis grandes mudanças na forma de atuação do árbitro assistentes de vídeo (VAR). As informações foram publicadas pelo jornal inglês “Telegraph” na sexta-feira.

A associação internacional que regula as regras do futebol (IFAB) iniciou, segundo o jornal, uma série de consultas sobre quais mudanças poderiam ser feitas no VAR, que foi introduzido no futebol em 2016 e aprovado dois anos depois.

 

De qualquer forma, essas eventuais mudanças ainda precisariam ser testadas antes de serem introduzidas de vez no futebol.

A Premier League estuda implementar o impedimento semiautomático na próxima temporada, segundo o “Telegraph”. A liga inglesa foi palco nos últimos meses de diversas reclamações sobre a arbitragem e o papel do VAR — mais recentemente, dos técnicos Mikel Arteta, do Arsenal, e do Wolverhampton, Gary O’Neil.

A associação de técnicos da Premier League teria se manifestado em prol de mudanças na atuação do VAR. A Ifab é que define as regras da atuação dos quadros nacionais de arbitragem, como o da Inglaterra. As conversas sobre o tema teriam envolvido representantes da Uefa e de outras confederações de futebol.

intenção é que tais recomendações sejam apresentadas à Ifab antes de sua assembleia geral, marcada para março do ano que vem. O ex-árbitro Howard Webb, hoje chefe do quadro de arbitragem profissional do futebol inglês, tem trabalhado pela transmissão dos áudios do VAR.