O deputado Carlos Lula (PSB) prestigiou, na tarde desta quinta-feira (19), no Plenarinho, o Encontro Regional da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). O evento reuniu personalidades do Direito Eleitoral, principalmente do Maranhão, para um debate visando à defesa e ao fortalecimento da Democracia e de um sistema eleitoral e político mais transparente e inclusivo.

Participaram do debate membros da ABRADEP do Maranhão e a coordenadora geral da Academia, advogada eleitoral, professora e pós-doutora em Direito Vânia Siciliano Aieta, do Estado do Rio de Janeiro (RJ), e o fundador e primeiro coordenador geral da ABRADEP e professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodolfo Viana Pereira.

O deputado Carlos Lula, que é membro fundador da ABRADEP, ressaltou a importância do encontro. “Essa entidade tem um papel relevantíssimo no debate do Direito Eleitoral Brasileiro. Tenho uma honra muito grande de ser membro fundador dela. Vamos debater aqui temas que estão na agenda do Direito Eleitoral e, sobretudo, o papel que vai cumprir na defesa da nossa das instituições e da nossa democracia”, acentuou.

Agência Assembleia

 Evento reuniu personalidades do Direito Eleitoral para um debate visando à defesa e ao fortalecimento da Democracia e de um sistema eleitoral e político mais transparente e inclusivo.

Evento reuniu personalidades do Direito Eleitoral para um debate visando à defesa e ao fortalecimento da Democracia e de um sistema eleitoral e político mais transparente e inclusivo.

Caravana

Vânia Aieta fez uma exposição do trabalho desenvolvido pela ABRADEP e destacou a importância dos encontros regionais para a promoção do Direito Eleitoral Brasileiro. “Somos mais de 400 membros em todo o Brasil. Tenho feito uma caravana e vou visitar todos os estados do Brasil para prepararmos as eleições do ano que vem. Queremos ouvir as demandas dos estados e oferecer a melhor qualificação possível para os nossos quadros”, afirmou.

“Hoje, no Maranhão, queremos aprender o que os grandes profissionais do Direito Eleitoral estão desenvolvendo. É uma troca de experiências que muito enriquece os profissionais dessa área e que engrandece o Direito Eleitoral”, complementou.

O que é

A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), com sede em Brasília (DF), é composta por diversos profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, como advogados, servidores da Justiça Eleitoral, professores, juízes eleitorais, membros do Ministério Público, cientistas políticos, profissionais da comunicação, dentre outros.

A ABRADEP tem por objetivo fomentar um debate equilibrado, transparente, objetivo e qualificado sobre democracia, promovendo o estudo, a capacitação e a difusão de temas referentes ao direito eleitoral e a intersecção entre direito e política.