Famoso no Norte do Brasil, especificamente no Pará, o café de açaí, bebida extremamente parecida com o café tradicional, está ganhando admiradores pelo país e atingindo até o mercado internacional. Mas o que é esta iguaria?
Se você nunca provou, deve estar se perguntando como é feito e quais são os seus diferenciais. “É uma bebida similar ao café feita a partir da torra do caroço de açaí e posterior moagem, que torna o produto muito parecido com o pó de café vindo do cafeeiro”, explica a nutricionista e empreendedora da área Caroline Vilanova.
Considerado subproduto do açaí, a bebida tem coloração mais clara e sabor leve. Além disso, traz diversos benefícios para a saúde, como melhor funcionamento do intestino (por conta do seu alto teor de fibras) e controle da hipertensão, diabetes e colesterol (por ser rica em vitaminas).
Apesar de ser chamado de “café”, o produto não tem cafeína, o que o torna uma ótima opção para os que não podem consumir um bom cafezinho por problemas de saúde e não querem abrir mão dessa bebida no dia a dia.
Produção sustentável
Além das vantagens para o melhor funcionamento do corpo, o café de açaí traz benefícios para o meio ambiente e para a sociedade em si. “Em relação à natureza, diminui o impacto ambiental. Em relação à sociedade, gera emprego e renda”, pontuam os empresários Valda e Lázaro Gonçalves.
Da polpa do fruto — que é popularmente consumida em todo o país — 85% é resíduo, o que causa um impacto ambiental significativo pelo acúmulo e despejo em locais inadequados, principalmente na Amazônia. No entanto, é do próprio resíduo que vem a matéria-prima para a produção da bebida.
“O reaproveitamento dos caroços foi uma alternativa que encontramos de prevenir estes efeitos negativos”, pontuam os empreendedores. Ademais, o trabalho fortalece a agricultura familiar e produção local, o que torna o processo muito mais sustentável.
Como fazer o café de açaí?
O modo de preparo do café de açaí é idêntico ao do tradicional: basta adicionar água quente ao pó e pronto! Valda e Lázaro alertam, ainda, que não é necessário mais do que uma colher. “Rende bastante”, complementam.
A bebida pode ser misturada com leite e também consumida gelada.
O Globo
Deixe um Comentário