Por -RICARDO FELTRIN

Acabou o que era doce para a Globo…

Por mais de cinco décadas, qualquer evento esportivo foi exclusividade da Globo: Copa do Mundo, Olimpíada, campeonatos nacionais, estaduais, sazonais, internacionais… TUDO era da Globo. Mas, nos últimos anos, estamos assistindo ao desmonte desse monopólio; que pode até ter feito um ótimo trabalho, mas prestou um péssimo serviço para a isonomia dos meios de comunicação e, em especial, a das TVs.

Não é mais invencível

Por ser muito mais rica e beneficiada que toda a concorrência desde priscas eras, a Globo nunca permitiu que ninguém ou nada atrapalhasse sua hegemonia esportiva.

Inclusive é sabido que, por décadas, ela comprou direitos de eventos esportivos que nem sequer exibiu, ou exibiu muito pouco. Tudo para impedir a concorrência de crescer. Bom lembrar que isso não ocorreu só no futebol, mas até em desenhos animados.

Por exemplo, quando a Globo comprava os melhores seriados da Disney para exibir só em parabólica. Unicamente para prejudicar a parceria do SBT com o conglomerado norte-americano.

Mas, o doce acabou Como para as TVs brasileiras seria impossível sonhar em peitar a Globo essa tarefa coube às gigantes internacionais e a uma nova forma de mídia fazê-lo, o streaming.

Nos últimos cinco anos, o monopólio da Globo foi pulverizado não só com outras TVs, como Record e SBT, mas principalmente com as plataformas de streaming.

Os preços proibitivos cobrados pelas empresas ou entidades detentoras de direitos de transmissão foram causa determinante. Ao contrário do saudoso passado, a Globo não tem mais tanto dinheiro para torrar em nada. Nem em esporte, nem em novelas e nem em filmes.

Exclusividade? Tem, mas acabou

 

Vejam que a emissora da família Marinho acaba de comprar os direitos da Copa de 2026, mas sem exclusividade. Aceitou dividir o filé mignon do esporte mundial com concorrentes. Notem também que a Globo desmontou todo seu departamento de Esportes nos últimos meses. Dispensou ou não renovando com suas estrelas, comentaristas e narradores. Não sobrou ninguém com salário altíssimo. Esse tempo acabou. E, podem ter certeza que isso é bom para o telespectador, para o anunciante e para o próprio esporte. Nenhum monopólio é bom. Por mais bem feito que seja.

Como está hoje a transmissão de alguns campeonatos

Libertadores: Paramount + e Globo Sul-Americana: Paramount + e SBT ESPN: Libertadores e Sul Americana Copa do Brasil: Canal da CBF no YouTube Campeonato Brasileiro: Globoplay (Globo) e SporTV Campeonato Inglês: Star + Champions League e Paulista: HBO Max / Record Espanhol: ESPN + Copa do Mundo: Globo, por ora, mas sem exclusividade, Fórmula 1: Band…