O deputado Cláudio Cunha (PL) apresentou uma indicação ao Governo do Estado, na sessão plenária quarta-feira (22), solicitando a construção de uma estrada ligando os municípios de Anajatuba e Bacurituba. Segundo o parlamentar, essa é uma demanda antiga da população, que promoverá maior desenvolvimento à região da Baixada Maranhense.
“A solução para a Baixada e para o desenvolvimento daquela região seria a construção da estrada ligando Anajatuba a Bacurituba. Não há desenvolvimento em uma região que as pessoas não têm o direito de ir e vir. Como é que pode? Um doente planejar a sua ida, mas não ter a certeza da sua volta, porque vai ter um ferry, que é limitado até pela questão da maré. Não consegue ter ferry 24 horas por dia”, destacou Cláudio Cunha.
O parlamentar pediu o apoio dos demais deputados da Casa, principalmente àqueles que também têm atuação política na região, para o atendimento do pleito, no intuito de melhorar as condições de mobilidade da população da Baixada e Litoral maranhenses.
“Uma população que supera 50 municípios maranhenses, é um terço do estado do Maranhão e que o desenvolvimento precisa estar presente nessa região. E sem estrada não há desenvolvimento. Para isto, eu reafirmo que a construção da estrada que liga Anajatuba a Bacurituba seria a redenção e o desenvolvimento daquela região”, finalizou o deputado Cláudio Cunha.
NOTA DO EDITOR
O deputado Cláudio Cunha (PL) ou sonhou ou teve um pesadelo, ou mesmo tendo sido prefeito de Apicum-Açu, e casado com a prefeita de Serrano do Maranhão, ao que parece não conhece nem a Baixada Maranhense e nem o Litoral Norte, para propor numa indicação a construção de uma estrada ligando os municípios de Anajatuba ao longínquo Bacurituba, encravado no meio dos campos inundáveis, entre Cajapió, São Vicente de Férrer e São Bento.
Aliás não seria impossível a construção de uma estrada ligando Anajatuba a Bacurituba, desde que o governador Carlos Brandão, em sua visita à China, conseguisse uma parceria com a CCCC ( China Communications Construction Company) a maior construtora do planeta, que detém as técnicas mais avançadas em estradas e pontes do mundo, por exemplo a ponte construída lá mesmo na China que tem 57 quilômetros, De outro modo, a estrada do deputado não sairia nunca do papel, até por ele desconhecer a região dos campos alagados, dos rios, como o Mearim e o Pindaré que desaguam na Baia de São Marcos.
Ainda bem que foi só uma indicação ao governo do estado, pois se fosse um Projeto de Lei, não seria levado a sério por seus colegas de parlamento, que aliás alguns deram apoio a esta moção do ex-prefeito de Apicum-Açu, que não sabe ou desconhece as belezas do Maranhão.
O caminho entre Anajatuba e Bacurituba (São Bento velho ou porto de Bacurituba), ou faz-se por via marítima, saindo do Porto das Gabarras, descendo o Mearim até depois da Ilha dos Caranguejos, entrando em um igarapé e passando por Cajapió pra chegar no porto de Bacurituba.
A outra forma é via rodoviária, em uma longa viagem utilizando duas BRs 135 e 222 e em Vitória do Mearim pega a MA-014 até São Vicente de Férrer ou São Bento. Essa viagem é longa e as rodovias sempre estão em péssimo estado de conservação. Nada contra os devaneios do deputado Cláudio Cunha, mas ele precisa estudar um pouco mais sobre o Maranhão, especialmente a Baixada Maranhense. Até lá, fica aqui a nossa contribuição ao nobre parlamentar se quiser uma aula sobre o nosso estado.
As distâncias entre Anajatuba e Bacurituba
Há 62.705 km de distância entre Anajatuba, Brazil e Anajatuba, Brazil e 227 km por estrada.
Entre Anajatuba, Brazil e Bacurituba, Brazil são 3 horas 10 mins de distância por estrada.
Deixe um Comentário