Oito prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Baixada Maranhense (CIBAM) assinaram uma nota conjunta nesta terça-feira (18) anunciando a suspensão das festividades do Carnaval deste ano. A ação levam em consideração o aumento de casos de Covid-19 e surtos de gripes na região da Baixada Maranhense.

Assinaram o decreto os prefeitos Rui Filho, de Arari; Linielda de Eldo, de Matinha; Conceição Cutrim, de Olinda Nova do Maranhão; Toca Serra, de Pedro do Rosário; Ronildo Campos, de Penalva; Mecinho, de São João Batista; Carrinho Cidreira, de Viana; e Nato da Nordestina, da cidade de Vitória do Mearim.

De acordo com o documento, a decisão leva em consideração a elevação no número de casos de contaminação pela nova variante da Covid-19, a Recomendação da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão e as reuniões ocorridas entre os prefeitos e prefeitas integrantes do CIBAM, bem como procuradores e secretários.

O decreto informa que as demais festividades e atos similares, de natureza privada, caberá a cada gestor municipal decidir, por meio de decretos específicos, a liberação (ou não) destes, de acordo com o momento pandêmico e os boletins epidemiológicos de cada localidade.