Prefeito Alan Linhares fala sobre instalação do IEMA em Bacabeira

Prefeito Alan Linhares fala sobre instalação do IEMA em Bacabeira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) promoveu, na última quinta-feira (26), em Bacabeira, audiência pública para definir os cursos oferecidos pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no município. O debate, realizado no Salão de Convenções do Centro de Capacitação Ruy Barbosa, contou com a participação do secretário, Bira do Pindaré, do prefeito de Bacabeira, Alan Linhares, de vereadores, secretários municipais, estudantes do Ensino Médio e Fundamental da cidade e sociedade civil.

 

Os cursos técnicos que serão ofertados de forma integrada aos alunos que saírem do 9º ano do Ensino Fundamental são, Técnico em Logística, Técnico Agropecuário e Técnico Administrativo. Durante a audiência, foi sugerida a especialização na área da Mineração. A escolha dos cursos foi baseada em rodadas de diálogos com a sociedade civil e pesquisas do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Audiência Pública sobre IEMA em Bacabeira

Audiência Pública sobre IEMA em Bacabeira

Em Bacabeira, o IEMA será instalado no prédio do Centro de Capacitação Ruy Barbosa. O local possui dez salas de aula, laboratórios para aulas práticas, auditório para 250 pessoas, refeitório e quadra poliesportiva.

 

O secretário Bira do Pindaré destacou a sensibilidade e o empenho do prefeito Alan Linhares ao ceder o prédio para a instalação do IEMA. “O prefeito Alan Linhares garantiu condições objetivas e facilitadoras de aproveitamento do prédio já existente para funcionamento dessa unidade. O Centro de Capacitação Ruy Barbosa é um edifício completamente adequado para o estudo em tempo integral”, ressaltou.

 

O prefeito Alan Linhares agradeceu o Governo do Estado por ter contemplado o município com o projeto de implantação do Instituto que, segundo ele, vai promover a formação profissional de jovens e adultos, articulada com as demandas dos setores produtivos locais e regionais. “É algo extremamente importante para o desenvolvimento de Bacabeira, termos uma educação técnica integrada ao Ensino Médio em tempo integral. Incluir na grade curricular cursos técnicos e tecnológicos preparam os nossos jovens para o trabalho e cidadania”, afirmou o gestor municipal.