A quarta-feira representa o fim de uma era no futebol mundial. Alex Ferguson, de 71 anos, anunciou, em nota divulgada nesta manhã do dia 08 de maio pelo site oficial do Manchester United, que vai se aposentar e não será mais treinador da equipe após o término da temporada. A revelação confirmou as expectativas que davam conta de que, após 27 anos no comando, o veterano treinador encerraria sua trajetória à frente dos Red Devils após a atual edição da Premier League, conquistada antecipadamente pelos seus comandados. A despedida será na última rodada, no próximo dia 19, contra o West Bromwich, justamente na 1.500ª partida à frente do time.
Ferguson deixou claro que a decisão foi muito bem pesada, e tomada com equilíbrio e serenidade. Frisando o legado deixado, o treinador disse que este é o momento certo para se retirar.
– Era importante para mim deixar uma organização na forma mais forte possível, e creio ter feito isso. A qualidade deste time vencedor, e o equilíbrio de idades dentro dele, é um bom presságio para a sequência do sucesso no nível mais alto. A estrutura da juventude vai garantir que o futuro do clube a longo prazo continue sendo brilhante – disse Sir Alex Ferguson no comunicado divulgado pelo clube.
Lenda no futebol inglês, em especial no United, o treinador disse que não deixará os Red Devils. A partir do fim da temporada, exercerá atividades na área executiva, e se mostra muito animado com os novos horizontes.
– Daqui para frente, tenho o prazer de assumir as funções de diretor e embaixador do clube. Com essas atividades, junto com meus muitos outros interesses, eu estou ansioso para o futuro – frisou.
Ferguson fez questão de agradecer o apoio familiar, reservando carinho especial à inseparável companheira, vista por ele como alicerce durante os longos 27 anos vividos à frente do time do Manchester United.
– Devo prestar homenagem à minha família. Seu amor e apoio tem sido essencial. Minha esposa Cathy foi a figura-chave ao longo da minha carreira.
Em 27 anos, 13 títulos do Campeonato Inglês
O escocês Alexander Chapman Ferguson iniciou sua trajetória no futebol como jogador, primeiramente defendendo o Queen’s Park Rangers, no fim dos anos 1950. Pendurou as chuteiras em 1974, no Ayr United, após passagem, entre outros, pelo Rangers, todos da Escócia. No mesmo ano, deu seus primeiros passos como treinador, no East Stirlingshire-ESC. Passou em seguida pelo St, Mirren-ESC e Aberdeen-ESC, quando acumulou também a função na seleção escocesa.
A história vitoriosa de Ferguson com o Manchester United teve início em 1986. Desde então, ele se tornou o técnico britânico que ficou mais tempo no comando da mesma equipe, em 1.498 partidas até agora. Sob sua direção, o time superou o rival Liverpool, virando uma potência no mundo do futebol. Entre as inúmeras conquistas com os Red Devils, destacam-se 13 títulos nacionais, cinco Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga, duas Ligas dos Campeões da Europa, em 1998/99 e 2007/08, um Mundial de Clubes da Fifa, em 2008, e um Interclubes, em 1999.
Os favoritos para suceder Ferguson no cargo de treinador são David Moyes, também escocês, que treina o Everton, e o português José Mourinho, do Real Madrid, que já passou pelo Chelsea.
Deixe um Comentário