Na manhã de segunda-feira (6), no auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops), aconteceu o Curso Básico de Gestão Penitenciária, destinado a diretores de todas as unidades prisionais do estado. Realizado pela Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, por meio da Assessoria de Planejamento, o curso prosseguirá até sábado (11).
Com o objetivo de melhorar a qualidade da gestão nos presídios, com uma capacitação voltada às necessidades enfrentadas pelos diretores das unidades, a Sejap, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) começou o primeiro da série de cursos que devem ser disponibilizados durante todo o ano aos servidores da instituição.
O secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, revela que o servidor é uma das prioridades. “Cuidando de quem cuida do sistema, com certeza, colheremos resultados positivos rapidamente”, disse.
No primeiro dia de capacitação, os diretores além de convidados e alguns servidores, assistiram a palestras motivacionais ministradas pelo sargento Jorge e tenente Miranda, que levaram, por meio de exibição de vídeos e dinâmicas em grupo, algumas estratégias e maneiras de como atuar melhor dentro do trabalho. “Momentos como esse são importantes para o inicio do curso, pois aproxima e desinibe quem está participando”, explicou o tenente Miranda.
O chefe da assessoria de planejamento (Asplan) da Sejap, e organizador do curso, Antônio José Pinto, relata que a ideia é que os diretores aprendam teoricamente as noções de procedimento administrativo e se adequem ao que rege o órgão “O foco é o aperfeiçoamento de quem está à frente do comando das unidades”.
O dia teve ainda a palestra dos professores Paulo de Tarso e Edilson Lira, que ministraram Redação Oficial e Gestão de Pessoas, respectivamente.
A programação contará com palestras do delegado André Grossain; do Secretário Adjunto de Justiça e Administração, Frei Ribamar; e outras voltadas a temática do sistema penitenciário.
Presentes na abertura do curso, o secretário Adjunto de Estabelecimentos Penais, Fredson Maciel; os superintendes de Justiça e de Controle e execução penal, Kecio Rabelo e Ronald Dias, respectivamente; representantes do Tribunal de Justiça; coordenadores de assistências aos apenados e demais servidores da instituição.
Deixe um Comentário