Álvaro Pires propôs no Relatório da CPI, a modernização do Sistema de Bilhetagem; a proposta conta em Relatório Final

Por meio de suas redes sociais, o vereador Álvaro Pires (PMN), que foi o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, que investigou vícios e encaminhou propostas de melhorias ao Sistema de Transporte Coletivo de São Luís, anunciou que o transporte coletivo da Capital terá um moderno Sistema de Bilhetagem Eletrônica – SBE, o período de migração do SBE DATAPROM para o PRO DATA, começa a partir da próxima segunda-feira (26).

 

Segundo o vereador Álvaro Pires, a Nova Bilhetagem Eletrônica do Sistema de Transporte Coletivo Público de São Luís é uma das suas inúmeras propostas que estão contidas no Relatório Final da CPI.

 

“No Relatório Final da CPI, propusemos diversas ações que deveriam ser realizadas para a melhoria do transporte coletivo de nossa São Luís. O novo SBE está vindo após (1) ano da entrega de nosso relatório. Ainda tem muitas outras ações a serem implantadas, até que consigamos melhorar efetivamente o transporte coletivo que é utilizado pelo nosso povo, disse o vereador.

 

O vereador Álvaro Pires afirmou que todo o processo do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica – SBE é totalmente financiado pelos Consórcios e pelas empresas de transporte coletivo de São Luís, assim como os ônibus novos que deverão ser disponibilizados à população ludovicense até o mês de agosto deste ano.

 

“Este novo sistema da PRODATA é 100% pago pela iniciativa privada, que entendeu que era preciso mudar o sistema obsoleto atual, para modernizar, acabar com as filas, flexibilizar as vendas dos créditos, que agora poderão ser feitos por pix, no app, na palma da mão, sem pegar filas e validar na própria catraca dentro dos ônibus. E ainda tem que vir muito mais, as Faixas Exclusivas para os ônibus, bem como, 80 novos ônibus que serão comprados e pagos pelos consórcios, empresas e que estarão disponíveis à população no próximo mês de agosto”, afirmou o vereador Álvaro Pires.

 

Com o Novo SBA, será possível ao usuário do Sistema de Transporte Coletivo, novas formas de compra e pagamento, a exemplo de cartões virtuais e de crédito/débito, além de QR Code, PIX, entre outras tecnologias. A atualização do sistema atende ao que estabelece o Relatório Final da CPI, que foi encaminhado pelo vereador Álvaro Pires, então relator da CPI, ao Ministério Público do Maranhão, Aos Consórcios e Empresas, Prefeitura de São Luís e Tribunal de Contas do Estado do Maranhão,