Tema deste ano comemora os 100 anos de edificação da Igreja Matriz, tempo que atrai milhares de peregrinos e famoso por abrigar a maior festa religiosa do estado.

Milhares de fiéis irão participar da festa em homenagem ao santo padroeiro do Maranhão.

Milhares de fiéis irão participar da festa em homenagem ao santo padroeiro do Maranhão.

Com o tema “São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão: 100 anos de evangelização”, terá início nesta terça-feira (10), e se prolongará até o próximo dia 19, o Novenário de São José, evento promovido pela Paróquia e Santuário de São José de Ribamar, com o apoio da administração do prefeito Gil Cutrim, e que antecede a tradicional festa em homenagem ao santo padroeiro do Maranhão realizada todos os anos em setembro.

A programação religiosa diversificada acontece na Igreja Matriz e na área do Santuário Religioso, ambos localizados na sede da cidade. Informações detalhadas sobre o evento estão disponíveis no santuariosaojosederibamar.com.br

 

O tema da versão 2015 do Novenário comemora os 100 anos de edificação da Igreja Matriz templo que atrai milhares de peregrinos o ano inteiro e famoso por abrigar a maior festa religiosa do estado. Além disso, reforça o sentimento que existe no coração do povo maranhense, a devoção ao santo milagroso. A previsão é de que mais de 60 mil devotos participem das atividades do festejo religioso.

 

“São José é o padroeiro de todos nós, queremos que este título esteja sempre mais nos lábios e no coração do nosso povo”, afirmou o reitor do Santuário, Padre Cláudio Roberto.

 

O pároco solidário ressaltou, ainda, que o Novenário será a abertura de um ano jubilar para o Santuário, que tem se configurado como um lugar de muitas graças e bênçãos que Deus derrama sobre todos os paroquianos e devotos que suplicam pela intercessão de São José de Ribamar.

Já o lema, “Igreja: semente do reino de Deus na sociedade”, está em sintonia com a campanha da fraternidade 2015. “A campanha nos pede para implantarmos o Reino de Deus no coração das realidades humanas e temporais”, explicou o pároco.

 

Para 2015, o Novenário apresenta uma programação inteiramente religiosa com missas, novena, louvor e atrações da própria paróquia, que serão apresentadas após a novena, no largo do Santuário.

 

No dia 19, dia de São José, uma grande e tradicional procissão sairá da igreja centenária e percorrerá as ruas da cidade, encerrando com uma missa campal. “Esperançosos de realizarmos um bom Novenário, pedimos a todos que colaborem com a sua oração, com a sua presença participativa e com as suas ofertas”, finalizou Cláudio Roberto.

 

História – As obras da Igreja de São José de Ribamar iniciaram em março de 1915, por ordem do bispo do Maranhão, Dom Francisco de Paula e Silva. A construção durou pouco mais de dois anos e foi inaugurada em 8 de setembro de 1917. De lá pra cá, apenas no ano de 2000 houve uma grande restauração do templo, quando foi erguido um grande conjunto arquitetônico, denominado Santuário São José de Ribamar.