“Os números revelam que o País vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no comunicado. De acordo com o ministro, o Brasil é o quinto país com mais número de vítimas no trânsito, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
O estudo cita como causas do crescimento das mortes tanto o consumo de álcool como o aumento do número de motocicletas. O relatório foi divulgado um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar um crime dirigir alcoolizado, mesmo que nenhum crime seja provocado. “Este é um grande avanço e certamente vai contribuir para a redução das tristes estatísticas no trânsito”, segundo Padilha.
O levantamento mostra que um quarto das mortes em acidentes no ano passado envolveu uma moto. Enquanto o número de vítimas por acidentes aumentou em 24% em oito anos, o provocado por motos triplicou no mesmo período, passando de 3.744 em 2002 para 10.143 em 2010.
Além do elevado número de mortes, os acidentes do ano passado provocaram o registro de 145 mil feridos em hospitais do sistema público, o que custou R$ 190 milhões ao Estado. O número de hospitalizações em 2010 por acidentes foi 15% maior que em 2009.
“Há uma queda na proporção entre mortes em acidentes e internações. Nos últimos três anos, o índice cai de 0,38, passa por 029 e chega a 0,24. As ações de saúde em urgência e emergência têm conseguido reduzir a proporção de óbitos por acidentes de trânsito. Mas essa verdadeira epidemia de lesões e mortes por acidentes de trânsito aumentam muito o número absoluto de internações e óbitos”, afirmou o ministro.

2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
Brasil
32753
33139
35105
35994
36367
37407
38273
37594
40610
Norte
2184
2180
2274
2376
2533
2572
2718
2730
3340
Nordeste
7611
7325
7830
8517
8632
9136
9282
9612
11233
Sudeste
12990
13671
14179
14433
14849
15004
15189
14177
14214
Sul
6455
6591
7138
7025
6938
7089
7157
7045
7548
Centro-Oeste
3513
3372
3684
3643
3415
3606
3927
4030
4275